Na cidade de Três Rios, região Centro-Sul Fluminense do estado Rio de Janeiro, se encontra o Instituto de Três Rios (ITR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde é oferecido o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental desde o 1º semestre de 2010.

Ao longo da história da humanidade o meio ambiente foi visto apenas como um objeto de uso, independentemente das consequências que isso poderia gerar. Mas a partir da década de 70 a preocupação ambiental começou a ganhar força no cenário mundial, pois percebeu-se o grande impacto que o homem estava causando.
     Face à nova realidade global e a demanda cada vez mais acelerada por soluções para as questões ambientais emergentes, o ensino da Gestão Ambiental tem se tornado cada vez mais necessário e prioritário para a sobrevivência dos sistemas ambientais e mesmo do sistema político e econômico, dada a necessidade de revisão das práticas de gestão ambiental, do estabelecimento de políticas socialmente responsáveis, da definição de metas de preservação e conservação do meio ambiente.
    A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio e a busca permanente da qualidade ambiental. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.
   O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ambientais que devem ter uma visão holística apurada.